Biografia - Uma narração histórica da vida de uma pessoa.

 

Com origem no  grego: βιογραφία , de βíος - bíos, indicativo da idéia de “vida” com origem no grego grápho - grafia elemento de composição culta, que traduz as idéias de “escrever” e “descrever”)

O género biografia é um ramo da literatura que se dedica à descrição ou narração da vida de alguém que se notabilizou de alguma forma.

 

Biografar a historia de alguém, descrevendo detalhes significativos de relevantes experiências, é muito importante, mas para efeito de uma veracidade documentada, toda biografia precisa evidenciar os dados cronológicos, ou seja, além das datas de nascimento e de morte – se for o caso do personagem biografado, é importante especificar as datas dos eventos e dos lances de impactos, desta forma a história tem mais peso e conteúdo mais convincente.

De um modo geral as biografias contam a vida de alguém depois de sua morte, mas na atualidade isso já sofreu mudanças. Ainda há homens, cujo testemunho e realizações de proezas, que não podemos deixar para contarmos suas histórias depois de partirem.

 

A grande importância da biografia, está além da curiosidade dos leitores, pois cada exemplo contado de momentos negativos ou positivos, tem o efeito de ampliar a nossa visão, pois além de nos precaver sobre os caminhos de perdas, pode nos incentivar e nos levar aos caminhos das conquistas. A biografia genuína, narra todos os fatos. Tanto as fases ruins, como as fases boas, pois não há como errar a trilha de alguém que está caminhando para o sucesso e grandes conquistas na vida.

 

Procuremos prestar atenção em cada uma dessas histórias de grandes, porém pequenos homens que, resolveram viver a vida, assumindo o peso da responsabilidade individual de um cristianismo sério e desfrutando de um sentimento terminantemente íntimo de Deus. Homens que não abriram mãos de suas missões outorgadas por Deus; homens que sofreram por amor a Cristo, mas que foram felizes no amor de Cristo; sofreram na carne, mas venceram no espírito; viveram um inferno de perseguições, mas vivem no regozijo da gloria eterna; homens onde o mundo lhes fechou a porta, mas que entraram pelos portais da eternidade; homens que já combateram o bom combate da fé e já alcançaram o precioso galardão e homens que estão na fila dos remidos perto de receberem o prêmio que nos aguarda, a resplandecente coroa da vida. Aleluia! 

 

Bem vindo a página das biografias dos agraciados e trabalhadores do Reino de Deus, dos que já descansam no Senhor e dos que ainda investem suas vidas na grande colheita.Esteja certo de que, também a sua história, Deus está escrevendo com a tinta visível de sua essência, no pergaminho de seus propósitos. Deus te abençoe!

Pr. Aroaldo de Oliveira